FERRAMENTAS ESPECIAIS

Existem inúmeras ferramentas especializadas que podem ajudar nas pesquisas. 

As palavras escritas em vermelho são links para as ferramentas. Acesse as ferramentas clicando em seus nomes. Clique em "saiba como usar" para ter acesso as instruções de uso.


CURRICULUM LATTES

Curriculum Lattes é um currículo elaborado nos padrões da Plataforma Lattes, gerida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O Curriculum Lattes se tornou um padrão nacional no registro do percurso acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil. Atualmente é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país. 


ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO LATTES. Clique abaixo e saiba como usar


BASE MINERVA
Através Base Minerva, é garantido a todos (interna e externamente à UFRJ) o acesso ao conhecimento/produção científica da UFRJ. A Minerva reúne os acervos das 44 bibliotecas da UFRJ e os disponibiliza para consulta na Internet, integrando virtualmente tais coleções. 

SALVANDO/ENVIANDO SUAS BUSCAS DA BASE MINERVA POR E-MAIL Clique aqui e saiba como fazer.


PORTAL CAPES
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Clique aqui e saiba como usar

É possível Buscar Assunto, Buscar Periódico, Buscar Livro e Buscar Base a partir de qualquer microcomputador com acesso à Internet, tanto nas dependências das universidades quanto em casa, através do Acesso Remoto.

Posso acessar o Portal da CAPES fora da UFRJ (em casa, em viagens, durante uma pesquisa de campo etc.)?
Sim, professores, pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e técnico-administrativos da UFRJ  podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES através da Nova Intranet  a partir do endereço <http://intranet.ufrj.br>. O acesso deve ser feito com os códigos cadastrados na Intranet, os mesmos do SIGA, ou Portal do Aluno. Ao realizar o seu login aparecerá o link na logomarca do Portal CAPES. Clique e ele se abrirá

Lembretes:

1: O acesso via Intranet é exclusivamente para utilização remota, fora da Instituição.

2: Toda Comunidade da UFRJ deve entrar na Intranet, pois o acesso não pode ser realizado pelo Portal do Aluno. Maiores informações: 

3: Os Pós-Doutorandos devem solicitar o Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES através do FORMULÁRIO DE ACESSO REMOTO.



O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico. Clique aqui e saiba como usar.

O Mecanismo On-line para Referências  foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab), todos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O MORE é um serviço  gratuito. Clique aqui e saiba como usar.

Pesquise em mais de 12.000 periódicos e 148.000 anais de conferências nas áreas de ciências, ciências sociais, artes e humanidades para encontrar pesquisas da mais alta qualidade relevantes em sua área de interesse. Faça a ligação entre pesquisas relevantes usando as referências citadas e explore as conexões de assuntos entre artigos que são estabelecidas por pesquisadores especialistas que trabalham em nossa área. Clique aqui e saiba como usar.

Base de dados referenciais de teses e dissertações apresentadas em universidades e centros de pesquisa brasileiros. Clique aqui e saiba como usar.

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕESSERIADAS (CCN)
Coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir, em um único Catálogo Nacional de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico-científicas de centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país. Clique aqui e saiba como usar.


Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos de países em desenvolvimento. Clique aqui e saiba como usar.

Nascida a partir da Mellon Foundation, uma organização sem fins lucrativos, a JSTOR é uma base que disponibiliza periódicos acadêmicos e textos completos subdivididos em diversas categorias. Clique aqui e saiba como usar.

Coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), a Biblioteca Virtual de Ciências Sociais reúne e comenta informações disponíveis na Internet nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

Reúne sites, artigos, bibliografias, cadastros de pesquisadores, dados econômicos, programas de pós-graduação, empresas, sociedades e associações de interesse para a área de economia. 

Organizada pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e desenvolvida pela Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais (CIEC), do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, inclui na sua agenda temas como: gênero e sexualidade, identidades nacionais, pós-colonialismo, etnia, cultura popular e seus públicos, políticas de identidade, práticas político-estéticas, discurso e textualidade, pós-modernidade, multiculturalismo e globalização, entre outros. 

Veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas, bem como leitores e usuários da rede em geral.

Reúne obras raras dos séculos XVI ao XVIII, manuscritos autógrafos de compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia. 

Disponibiliza na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo.

Resultado de um projeto que se propõe a disponibilizar o conhecimento gerado na Universidade de forma rápida. 

Biblioteca virtual formada por uma rede de fontes de informação em saúde na América Latina. 

Informações em Ciência, Tecnologia e Inovação com destaque para Projetos de pesquisa e Bolsas apoiadas pela FAPESP. 

No Google Books você encontrará milhares de livros e outros conteúdos gratuitos, como artigos sobre os mais variados assuntos e autores.

Fonte de informação dos acervos documentais escritos, iconográficos, cartográficos, arquitetônicos, artísticos e orais que representam a história e a memória da UFRJ. Podem ser encontradas fotografias, obras de artes, trechos de discursos dos antigos reitores e decretos, entre outras fontes históricas. 

Idealizado e desenvolvido pelo Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro(SiBI/UFRJ), tem o objetivo de identificar, reunir e divulgar os periódicos correntes, eletrônicos e impressos editados na UFRJ em seus diversos campos de atuação. 

WorldCat se identifica como o maior catálogo de bibliotecas do mundo. Se isso é verdade não podemos dizer. Porém, com um conteúdo de cerca de 10 mil bibliotecas com livros, DVDs, CDs e artigos, é muito possível que você encontre o que precisa. 

Pôsteres da Segunda Guerra Mundial, a Declaração da Independência escrita à mão por Thomas Jefferson e poesias originais de Emily Dickinson são alguns dos destaques do acervo de 2,4 milhões de itens, disponíveis gratuitamente para internautas de todo o mundo no site www.dp.la. Não é preciso fazer nenhum cadastro para acessar o conteúdo. A base de dados reúne arquivos digitalizados de museus, bibliotecas e outras instituições dos Estados Unidos. 


Software criado para facilitar a vida de quem está fazendo o seu trabalho de conclusão de curso ou a sua monografia. Ele gera um arquivo já dentro das regras da ABNT para você entregar os seus trabalhos escolares, monografias, TCCs e tudo mais coma formatação correta. Basta baixar e abrir o programa no seu computador com Windows (não precisa de instalação, funciona se você rodá-lo diretamente de um pen-drive) e você poderá fazer seu trabalho com mais tranquilidade. O visual do software é familiar: lembra bastante o Microsoft Word. Vale ressaltar que o arquivo pode ser salvo nas extensões RTF e PDF, tem suporte a figuras, tabelas e referências.