CONSULTAS E EMPRÉSTIMOS

IMPORTANTE!!! Os livros tomados em empréstimo na Biblioteca do IPPUR/UFRJ deverão ser devolvidos na Sala João do Rio - prédio da Faculdade de Letras, onde estamos funcionando provisoriamente e atendendo de 2. à 6. feira, das 11 às 15 horas.Serviços de consultas e empréstimos continuam suspensos. Aproveitamos ainda para informar que, no momento, a biblioteca não dispõe de número de telefone particular para contato.

CONSULTAS
É facultada à comunidade acadêmica e ao público em geral, através de consulta ao acervo, no horário de atendimento da Biblioteca;

Para retirada de material para consulta, é necessário deixar no balcão da biblioteca um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de órgão oficial ou carteira de motorista);

Obras retiradas da biblioteca para consulta deverão ser entregues no mesmo dia. Caso isso não aconteça, haverá penalidade correspondente.

Reprodução de material do acervo - Todo material do acervo pode ser reproduzido em partes, levando-se em conta a Lei de Direitos Autorais. Lembramos que, assim como no caso da consulta, será necessário deixar no balcão da biblioteca um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de órgão oficial ou carteira de motorista).

OBSERVAÇÕES:
Horário máximo de retirada de itens do acervo até 2 (duas) horas antes do término do atendimento da biblioteca;

Horário máximo de retorno de itens do acervo até 1 (uma) hora antes do término do atendimento da biblioteca.

EMPRÉSTIMOS
O empréstimo domiciliar é reservado aos corpos docente, discente e técnico-administrativo da UFRJ. Para a utilização deste serviço, é necessária a inscrição regularizada na Biblioteca;

Os alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação só terão acesso ao empréstimo de livros enquanto estiverem vinculados à Universidade;

Deve-se respeitar a data de devolução do material, evitando-se assim penalidade correspondente;
Os empréstimos são renováveis por igual período, desde que não haja reserva de outro usuário para o documento;

Usuários com empréstimos em atraso não poderão ter seu prazo de devolução prorrogado.

NÃO PODERÃO SER EMPRESTADOS

Obras de Referência (atlas, dicionários, enciclopédias etc). Sua sinalização é indicada com a letra "R" na primeira linha da etiqueta da lombada do livro, no número de chamada;
Livros raros;
Normas técnicas;
Mapas;
Material separado para as bibliografias básicas dos cursos ministrados no IPPUR (em caráter transitório, apenas enquanto durarem as disciplinas);
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (monografia);
Primeiro exemplar de dissertações ou teses defendidas no IPPUR;
Periódicos;
Obras Especiais.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

O empréstimo entre bibliotecas é facultado ao público em geral, uma vez que se apresente uma Carta de Empréstimo entre Bibliotecas proveniente da sua instituição de origem. A carta deve ter carimbo e assinatura de um bibliotecário.

SOLICITAÇÕES EXTERNAS - Este serviço é prestado exclusivamente a usuários advindos de outras instituições da Cidade do Rio de Janeiro cadastradas na Biblioteca do IPPUR, e requer a apresentação de uma carta de suas respectivas bibliotecas institucionais com a relação dos documentos a serem retirados (Carta de Empréstimo entre Bibliotecas).

A responsabilidade pelo empréstimo será sempre da biblioteca solicitante, através do bibliotecário identificado na carta de solicitação. Instituições não cadastradas terão sua inscrição efetuada a partir da contra-apresentação da própria carta de empréstimos.

Toda carta deve ser apresentada em papel timbrado, constando as seguintes informações: nome da instituição, nome da biblioteca, endereço, telefone e e-mail da biblioteca, nome do bibliotecário responsável pela biblioteca e a relação dos documentos a serem emprestados. Além disso, a carta deve estar carimbada e assinada por um bibliotecário.

Poderão ser emprestados até 03 (três) documentos por um período de 15 (quinze) dias, renováveis por igual período, caso não haja reserva para o documento. Conforme já informado no item Empréstimos, não é permitido o empréstimo de periódicos e obras de referência sob hipótese alguma.


SOLICITAÇÕES INTERNAS - Só poderão solicitar empréstimos em outras bibliotecas externas à UFRJ através da Biblioteca do IPPUR os alunos, funcionários, docentes, pesquisadores e bolsistas do IPPUR devidamente inscritos na Biblioteca e que não possuam pendências ou empréstimos em atraso. Lembramos que o empréstimo entre bibliotecas só é permitido para publicações não existentes no acervo da Biblioteca do IPPUR.